quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"And now for something completely different": "Manteiga" desmaquilhante!


Não sei se é possível escrever poesia acerca de um desmaquilhante, mas asseguro-vos de que é possível dizer maravilhas de um (vá lá, para acabar o dia de hoje dedicado a posts sobre maquilhagem... hehe).

Aqui a "je" não se maquilha diariamente, e por isso, não acompanha as tendências nem os processos evolutivos em matéria de desmaquilhantes. Usava até aqui o da minha marca preferida para o rosto e olhos, que é de consistência cremosa e aplicável com os clássicos discos desmaquilhantes. Irritava-me o facto de, mesmo que só tivesse um creme BB na cara, sem mais maquilhagem, ao passar o disco desmaquilhante com a água micelar, ainda saíam imensos restos, o que me dava pouca vontade de continuar a usar ou aquele desmaquilhante, ou bases, cremes BB ou qualquer tipo de maquilhagem. Claro, o elo mais fraco foi mesmo o desmaquilhante.

Após ter lido este post, resolvi experimentar o "Take the day off" da Clinique. É certamente algo que eu nunca tinha visto.

(daqui)

Este bálsamo desmaquilhante vem em estado sólido numa embalagem de vidro. Parece manteiga. É preciso alguma coragem para enfiar ali os dedos e retirar uma quantidade generosa (assim como quem ataca o pacote de margarina ou manteiga, para retirar uma quantidade para untar uma forma de bolos, por exemplo). Em primeiro lugar, porque não é um produto barato. Em segundo lugar, porque... Enfim, a imagem de besuntar a pele com banha não é propriamente agradável.

Depois de se ter conseguido cobrir as pontas dos dedos com a cera/manteiga, é só espalhar no rosto, pelas regiões maquilhadas. Como se se estivesse a aplicar uma máscara. Cobrir bem, massajando em movimentos circulares e deixar o bálsamo dissolver a maquilhagem. Não é necessário o uso de discos desmaquilhantes para aplicar este bálsamo. Só mesmo as pontas dos dedos (previamente bem lavados, não era preciso dizer sequer, certo?).

Embora eu continue a usar o meu rico desmaquilhante bifásico da bareMinerals para os olhos, e embora a própria Clinique tenha também um desmaquilhante desse tipo e da mesma linha (Take the Day Off), este bálsamo de que trata este post também dá para usar como desmaquilhante para os olhos.

Ora, estamos neste momento com a cara coberta de manteiga derretida misturada com maquilhagem meia dissolvida. A sensação de ter enfiado a cara numa embalagem de margarina é cada vez mais aflitiva e os dedos besuntados fazem pensar que ainda vamos ter que limpar pelo menos as torneiras com algum sabão com alto poder desengordurante.

Mas! E há sempre um "mas", e este "mas" é dos bons!

Abre-se a torneira e a primeira coisa que mergulhamos na água são os dedos. E não é que o bálsamo sai com água como se de sabonete se tratasse? Maravilha!
E o ânimo regressa! E agora as mãos levam quantidades generosas de água tépida ao rosto, sem medos! E o rosto começa a libertar-se assim da capa de maquilhagem que o cobriu durante todo o dia e a sensação de frescura e limpeza eficaz começam. A pele é deixada realmente limpa, livre da maior parte da maquilhagem (descobri que um desmaquilhante por si só deixa sempre resíduos, mas este é dos que deixa menos!) e muito suave.

Agora basta passar a água micelar, de que já tinha falado aqui, e lavar finalmente o rosto. Um "splash" de água fria no final da lavagem complementa muito bem a acção do tónico. Agora a pele está pronta para qualquer creme de tratamento que estejam a fazer (pode ser simplesmente o hidratante).


5 comentários:

  1. Exatamente! Estranha-se mas depois entranha-se ;-)
    Obrigada pela referência ao post (e confiança para experimentar). Já agora, a sensação de manteiga desaparece no Inverno, quando está mais frio. O produto fica com uma textura mais aproximada da cera ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe ;-)
      Ora essa! O que é bom, é para ser partilhado e, claro, devidamente creditado! ;-)
      Hum... e espalha-se bem, no inverno? Bom, deduzo que sim, porque amolece com a temperatura corporal.. vai ser uma aventura nova para mim.. LOL

      Eliminar
    2. Sim, gastas muito menos produto no Inverno e retiras tal e qual como se de uma cera (daquelas duras, como para o cabelo) se tratasse ;-)
      Agora que o meu está a terminar (talvez daqui a uma semana talvez - ah, importante: dura imensooooo tempo), irei experimentar o da Sisley Paris, que foi descontinuado e, por isso ainda aproveitei os 60% de desconto da P&C na altura de Saldos ;-)
      A ver vamos :-D

      Eliminar
    3. Depois diz como correu! ;-) Mesmo que já não vá a tempo de experimentar, fico curiosa. Por enquanto fico pelo "take the day off". Ainda tenho muito! ;-)

      Eliminar