segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sobre Lisboa e a sua promoção lá fora

E eis que surge no OZY um artigo sobre Lisboa e a sua aposta na Arte, Design e Cultura com forma de fazer frente a uma grave Crise Económica que assola todo o país.
O artigo refere vários bons exemplos do que tem sido feito para promover Lisboa de um ponto de vista cultural e o desenvolvimento de negócios. O objectivo: trazer investimento para Lisboa, de outras formas que não as mais tradicionais, e permitir aos habitantes e visitantes o usufruto de uma Lisboa ainda mais aberta ao Mundo e que se mostra capaz de dinamizar os seus pontos fortes.

No artigo referem-se ao aproveitamento de zonas industriais abandonadas e reabilitação de edifícios históricos com alguns exemplos concretos (como a LX Factory). Não é referido, mas o que dizer do projecto Time Out Mercado da Ribeira, onde o design, os sabores, os aromas, o artesanato e a tradição se fundem num espaço revigorado e convidativo? :-) 

A aposta clara na arte e na cultura poderá ser benéfica a médio e longo prazo para a economia Lisboeta e Portuguesa, colocando-nos no Panorama Cultural e Artístico Europeu de uma forma mais assertiva. Sempre fomos fortes no Turismo Cultural, mas cada vez mais e de formas mais diversificadas e apreciadas!

Boa promoção! É preciso sabermos aproveitar estas "abébias". Recordo-me aqui de outra (gosto tanto dos Dead Combo e da Lisboa Antiga! ;-) ):

5 comentários:

  1. E com a proliferação de "meets", então é que a promoção turística dispara em flecha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sei lá!
      Obrigada pela visita!
      Felizmente os tais "meets" parecem um fenómeno isolado. Pelo que li, o que aconteceu no encerramento das Festas do Mar em Cascais tratou-se de um incidente isolado de pancadaria entre duas pessoas que depois acabou por se espalhar por estar demasiada gente no local. E depois, enfim, juntam-se grupos rivais, e o rastilho queima depressa...
      Mas o artigo foca-se mais na promoção de espaços culturais já sobejamente implantados (a Gulbenkian, por exemplo) e a proliferação de novas iniciativas, e o seu reconhecimento pelo exterior é importante. Acredito que os "meets" não se vão alastrar de forma significativa.

      Eliminar
    2. Faltou-me acrescentar que pelo que li o incidente em Cascais não está relacionado com o que aconteceu no Centro Comercial Vasco da Gama.

      Eliminar
  2. Penso que o Turismo é de suma importância, e a imagem que fazem lá fora deve coincidir com o que vão encontrar aqui. :)
    Só espero que não estejam pensando que um país como Portugal consegue "sobreviver" apenas às custas do Turismo. Não pode. Não deve. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que a intenção é atrair investimento quer criando condições para a abertura de novas "startups", quer abrindo espaço para áreas como a arte e o design. Isso atrai também determinados tipos de turismo, mas não só! :-) Parece-me que estão a fazer as coisas de forma sustentável, ao mesmo tempo que dão novo fôlego à nossa Lx! ;-)

      Eliminar