segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Setembro

Só recentemente me apercebi como Setembro, mais do que Janeiro, é um mês de começos.
Após uma paragem, ou um abrandamento, durante o mês de Agosto, o balanço do ano é tipicamente feito em Setembro.
Há que limar arestas, tomar decisões, ganhar forças para o embate com o dia-a-dia. E é assim mesmo que deve ser, pois a maioria de nós teve tempo para descansar e recarregar baterias. Mesmo que não tenha tido férias. Em Agosto, o país abranda. E isso acontece para os que vão de férias e os que ficam a trabalhar (com a excepção dos que trabalham na área da Hotelaria e Restauração, claro). Paira no ar um aroma a férias, a descanso, a descontracção. Paira no ar o espírito descontraído do "tudo tem solução" e d' "a vida é bela".

A meu ver, Setembro é uma excelente altura para tomar decisões mais difíceis. Precisamente porque estamos mais fortes, ânimo retemperado, muita força interior. Pelo menos temos condições para isso.
Há o factor "regresso ao trabalho" com que temos que lidar, e que parece mais complicado de enfrentar após uma pausa maior, mas também temos que lidar com ele no dia 2 de Janeiro, quando não calha a um Sábado, e em Janeiro, de uma maneira geral, pouco tempo tivémos para descansar verdadeiramente. Aliás, a época de Natal e Ano Novo, têm muito de cansativo. E o retorno ao trabalho até se faz, na maioria dos casos, com uma aceleração menor do que em Setembro. Digamos que a paragem para o Natal e Ano Novo, são curtos períodos de descanso parcial, em que não chegamos a desligar do trabalho de forma tão completa como o fazemos no Verão.
Talvez seja até por isto que geralmente, as resoluções que tomamos para o Ano Novo, sejam menos entusiastas, menos ambiciosas e menos cupridas, também.

O sol do Verão tem em nós uma influência muito positiva para este recarregar de baterias que não se verifica com tanta intensidade no Inverno. Os níveis de produção e circulação de hormonas como a serotonina, a dopamina e a melatonina aumentam com o número de horas de exposição à luz solar e são, de uma forma simplista, as principais responsáveis pelos níveis de bom humor, energia e melhor regulação do ciclo do sono. Os dias longos de Verão são nossos aliados na reunião de todas as condições para um regresso produtivo de preparação para os meses de Inverno (que trazem também a grande azáfama das festas da época).

Definitivamente, Setembro é um excelente mês para se fazer coisas que requerem muita força animica!

Desejo a todos uma excelente e enérgica "Rentrée", cheia de planos e decisões firmes! :-)


3 comentários:

  1. Para mim, o período de decisões sempre foi Dezembro...
    Mas ultimamente, já não posso esperar tanto... rs

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão! É uma altura ótima para novos começos. Vou tratar disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho mesmo que é de aproveitar a energia positiva e optimismo! :-)
      Eu já estou a pôr em prática muita coisa, com toda a garra! hehehe

      Eliminar