sábado, 1 de novembro de 2014

O amor pelos passeios nocturnos: felizmente parece que é hereditário! :-D

Dia 1 de Novembro de 2014.

Esta noite ficará para a história das minhas vivências e respectivas recordações como uma das melhores e mais tranquilas de sempre. :-)
Bom, sendo eu uma noctívaga nata, este arquivo é extenso, como devem imaginar. Mas cada uma é recordada com a vividez com que foi experienciada: cheiro por cheiro, emoção por emoção, sabor por sabor.
Sempre gostei de sair à noite. No Verão, sou capaz (ou era) de estar o dia inteiro em casa e sair à noite, pela fresquinha. Sempre gostei de noites mornas, com aragens de carícia e aromas sêcos e doces de folhagem, maresia e férias (mesmo que não estivesse de férias). Não é um sair para voltar a entrar (gosto de me sentar num bar acolhedor e intimista com um grupinho de amigos em amena cavaqueira, mas detesto ir enfiar-me em discotecas - e fiz a experiência várias vezes para ver se era mesmo assim ou se seria eu o bicho raro). É um sair para desfrutar da rua. Da aventura, do caminho sem rumo definido.

Num ano em que o Verão foi pobre em noites como as que aprecio, e num dia de Novembro que em nada augurava uma noite assim, uma família de 3 foi abençoada pelos deuses do clima. Na verdade, várias famílias de tamanhos diversos. Havia mais pessoas na rua, todos transparecendo a tranquilidade de quem arrisca sair e é brindado com um entardecer rápido, mas ameno. Uma quase exclusividade, já que havia muito menos pessoas na rua do que uma tarde destas merecia. Pelo menos a pé.

Quase nem saíamos. Ficámos o dia todo em casa, mas depois do almoço tardio, decidi que não podíamos acabar o dia sem pelo menos ir dar uma volta a pé pelo bairro.

"- L., vamos sair para passear.
- Não!
- ... (se tivesse dito "sim" é que eu ia ficar surpreendida...)
- Vá, L., ninguém te perguntou nada. Vamos sair (quem tem um fedelho de 2 anos e quase meio, sabe que a firmeza tem que ser usada sem parcimónia)."

Lá consegui calçar-lhe os sapatos e vestir-lhe um casaquinho. Saímos. Demos a volta ao quarteirão, descemos uma escadaria, subimos uma rampa e:

" - Vamos paxeá ao Xadim!"

Está bem. Vamos lá ao jardim. Entra a família no carro e 15 minutos depois, estavamos todos novamente a sair do carro, já no jardim. Depois ainda manifestou vontade de ir passear de comboio (se pudesse, agora, era capaz de ficar no comboio desde manhã até à noite, de lá para cá, de cá para lá... Ou então, sentado num banco numa gare, a vê-los passar). Mas felizmente contentou-se a ver uma composição a passar ao longe.

Fiquei feliz por constatar que o meu rebento aprecia um passeio ao "lusco fusco" (agora lembrei-me do sketch do "lusque-faiske" dos Gato Fedorento, mas essa é toda uma outra estória! ;-) ). Não se deixou intimidar pelas sombras e corria feliz pelos arruamentos do jardim como quem persegue figuras invisíveis e como quem foge para desafiar os pais, divididos entre a preocupação em evitar o mergulho involuntário no fontanário (mania de ir a correr numa direcção de cabeça virada na direcção oposta) e a risota divertida contagiada por um sorriso infantil e feliz.

Sim, este anoitecer ficou aqui no arquivo mental dos anoiteceres especiais. :-)


11 comentários:

  1. A bela fotografia ilustra na perfeição o belo texto evocativo dos prazeres dos passeios nocturnos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-)
      Obrigada!
      Bem sabes como gosto de passear à noite! ;-) Desde tenra idade! hahahaha ;-)

      Eliminar
    2. PS - A fotografia foi um "snapshot" com o telemovel. Nada de tecnicamente recomendável, mas o "espontâneo" deixou de ser um conceito burguês. hahaha ;-)

      Eliminar
  2. Finalmente, encontro maneira de comentar aqui! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Andava para te dizer há já uns tempos, mas metia-se sempre outra coisa pelo meio... Ainda bem que tentaste novamente! ;-)

      Eliminar
  3. Eu também adoro a noite e os passeios nocturnos, sou uma noctívaga também ehehehe. Que bom o pequenote ter gostado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-D
      Mesmo! Na verdade, por ele, passaria o dia todo fora de casa, e a noite também! hahaha Adora arejar! ;-)

      Eliminar
  4. Mas que belo autoretrato!... :-)
    E a ilustração está um espanto! ;-)

    ResponderEliminar
  5. Tão bonito :) As crianças são a melhor coisa do mundo`!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! Não é sempre um mar de rosas, mas estes momentos compensam bastante! :-)

      Eliminar