quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Sobre a arte de "ser do contra":

No meu folhear diário do mundo dos Blogues, vou estanto atenta a novos espaços, novas mensagens, outras opiniões, outras visões, outras formas de pensar e de se manifestar.
Tenho uma certa tendência para entrar em todos os que me aparecem pela frente e de uma maneira geral acrescento à lista de blogues seguidos, para voltar quando surgir o próximo post.
Por vezes, quando tenho tempo, vou aos arquivos e leio mensagens mais antigas.

Há blogues que me fazem perder a noção do tempo e devoro-os de uma ponta à outra. A ponto de, quando encontro o fatídico ponto em que já não há o link "mensagens antigas", sentir uma pontinha de desilusão: "Oooh... já acabou?".

Há blogues que... Fico assim... Na dúvida. E espero pelo próximo post.

Há blogues que começo por seguir sofregamente, mas que depois acabam por me cansar. E em geral, estes blogues são escritos por pessoas que apreciam o escárnio, a troça, a crítica destrutiva, o lifestyle "do contra". Não é que me soem falsos. Nada disso. Até acredito que a amargura e o descontentamento estão tão enraizados que já não conseguem ver o lado bom das coisas. E até acabam por soar a uma certa escrita para os outros... Uma escrita defensiva e que acaba por desinteressar por isso mesmo: pela constante "agressão" a que é submetido constantemente o leitor que a frequenta de forma assídua. É cansativo. E o negativismo, cuidem-se, é contagioso e viciante. Cuidado.

Mas as coisas têm um lado bom. Todas. Sem excepção. Pelo menos de acordo com os padrões de vida "ocidentais". E mais especificamente, europeus. E se há coisas que nos deixam descontentes, o melhor remédio é levantar o cú da cadeira e fazer alguma coisa acerca disso. Se não, perde-se o direito à queixa. Pelo menos para quem fala de barriga cheia. Se a "queixa" é relativamente à forma de escrever de alguém, por exemplo, é muito simples: não leia. Ou então faça uma crítica construtiva.

Se há coisa que não suporto é a crítica destrutiva. Pelo mero prazer de deitar abaixo. De escarnecer. Com um tom de superioridade que até através da escrita é inequivocamente perceptível.

Os blogues "do contra" aborrecem-me por isso. Porque se limitam a ser do contra, só para serem do contra.

Cada vez mais noto que os blogues onde mais permaneço são daqueles autores que os usam ou como diário pessoal, ou como ponto de tertúlia para discussão dos mais variados assuntos. Assumindo que são opiniões pessoais, mas aceitando opiniões diferentes. Os Blogues que mais me convidam a permanecer e/ou a voltar, são aqueles que manifestam uma panóplia de sentimentos e emoções. Porque sentir é humano. E manifestar-se feliz, triste, zangado, irritado, partilhar opiniões, ou a ementa do almoço ou o look de uma reunião de trabalho, é humano. Claro que há formas e formas de o fazer, mas de uma maneira geral, gosto da genuinidade e mesmo da ingenuidade de que estão imbuídos alguns dos blogues que frequento. E do espírito descontraído de outros. Bem como o ambiente familiar comum a todos os blogues que frequento e a que gosto de regressar.

Mantenham-se assim, porque o Mundo torna-se um lugar menos inóspito quando se sente que há ainda quem o veja pelo lado bom: não totalmente desprovidos de realismo, mas também não assoberbados de negatividade.

Venham daí as imagens idílicas (pictóricas ou descritas) porque esses lugares existem neste Mundo!


35 comentários:

  1. Sinceramente evito ao máximo blogues do contra...detesto negativismo...e estou sempre à procura de algo que motive...o teu blog transmite-me isso!!!

    ResponderEliminar
  2. Que coisa boa de "ouvir"! :-)
    Obrigada!
    Dificuldades e problemas, bastam os que temos que resolver no dia-a-dia! :-D Não precisamos de mais negativismo contagioso e contaminante! O realismo e o positivismo podem perfeitamente andar de mãos dadas! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Adorei é precisamente isso que eu pretendo também, Ok o nome da minha página pode não parecer o mais positivo, mas acredita que é essa psicologia inversa que eu procuro, o realismo e o positivismo de que falas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que "Mau Caminho" é um nome muito sugestivo! ;-)
      E tem um quê de ironia que me agrada bastante. ;-)
      Que bom reunir aqui tantos modos de pensar semelhantes ao meu! :-)

      Eliminar
  4. Eu sou tal e qual, não gosto de blog's que só dizem mal ou os do contra, prefiro os blogues diários, sinceros, onde as pessoas partilham, momentos, estados de espirito, etc, etc ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Sra. Fotógrafa! ;-)
      Não é só coisas fofinhas, positivas e idílios! São todos os estados de espírito, que fazem parte da vida. :-)
      O dizer mal gratuito não leva a lado nenhum. :-)
      Beijinhos e boa noite! :-)
      Obrigada, linda!

      Eliminar
    2. Ohh tão querida ;) Sou uma fotógrafa amadora ehehehe, vou aprendendo ;)

      Pois porque isso também se vê muito, um passar a imagem que a vida é só coisas boas, só posts positivos, etc. Chega a um ponto e falo por mim, o que acabo por sentir ao ler só posts do género, tornam-se aborrecidos e pouco genuinos, sinceridade acima de tudo :)

      Beijinhos, bom fim de semana para ti ;-)

      Eliminar
    3. ;-)
      É isso mesmo que sinto: nem 8, nem 80! ;-)
      Beijinhos e boa noite! :-)

      Eliminar
  5. Também deteste blogues do contra, aborrecem-me :/ Mas o teu não está nessa lista, está na lista dos que eu adoro muito :D Só pena não ser do sapo hahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahaha
      Obrigada! É mútuo! ;-)
      Mas pelo menos já não tens que usar lupa de cada vez que queres comentar! ;-)

      Eliminar
    2. Sim, já fico muito contente :P ehehehe a parte das "leituras " do sapo, não permite adicionar blogs sem ser sapo, o que é muito chato quando queremos seguir os que não são sapo :/

      Eliminar
    3. Ai, ai!!!
      Tau-tau no Sapo! :-P
      O Blogger nesse aspecto é mais democrático... ;-)

      Eliminar
    4. Eu continuo a usar o leitor do blogger para seguir os que não são sapo :P

      Eliminar
    5. És uma moça de recursos e neurónios funcionais! Assim é que eu gosto!! ;-)

      Eliminar
  6. Pois é...
    Há muito lixo por aí!
    Fala-se demais e pouco se pensa!
    Talvez se não fosse tão fácil "dizer coisas" no espaço virtual... ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois!
      Mas é bom ser fácil dizer coisas. É preciso é aprender a ser-se selectivo! Também há a liberdade de escolher o que se lê, felizmente! ;-)

      Eliminar
    2. Sim, mas se houvesse mais qualidade investir-se-ia menos tempo na selecção!... ;-)

      Eliminar
    3. E um ponto pertinente. Infelizmente o bom senso nem sempre impera. ;-)
      E é melhor continuar a haver liberdade de expressão. O processo de selecção não é tão moroso assim. ;-)
      Beijinho!

      Eliminar
  7. Espero que o meu esteja na lista do que te dá vontade de ler mais e mais ehehe
    Estou sempre à disposição de sugestões de melhoria.
    Beijinhos


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-D
      Sónia, linda, o teu está na lista dos que sigo e não tenho vontade de deixar de seguir! :-D
      As dicas são muito pertinentes e temos uma forma de pensar as questões de moda bastante parecida! :-D
      Já para não falar da forma genuína com que partilhas os teus conhecimentos sobre o assunto! Gosto muito de frequentar o teu espaço! Não te livras de mim assim tão facilmente! :-P ;-)
      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Como eu gosto do teu blogue caramba! :-D
    E não é só do Blogue, é da forma de estar, com a qual tanto me identifico!
    Beijinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É recíproco!
      E podes dizer "carago" se te apetecer! ;-)
      Sabes bem que também te sigo e quero sempre saber o que tens para dizer! :-)

      Eliminar
  9. Concordo imenso ctg! Revi-me muito neste teu texto.´Quando gosto de um blogue vejo com frequência, quando não gosto ou por algum motivo não me cativa, não volto ou volto menos frequentemente! :) é tão simples quanto isso!
    :) Gostei do teu! e vou voltar*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-D
      Fico contente! Obrigada!
      E conta também comigo para visitar o teu cantinho! ;-)

      Eliminar
  10. Também detesto. E o pior é quando são do contra e deselegantes (leia-se, mal educados).Odeio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, Joana!
      A forma que chega a ser mal educada de argumentarem num post faz-me logo deixar de seguir, ou nem sequer chegar a fazê-lo.

      Eliminar
  11. Concordo plenamente, literalmente deixei de acompanhar blogs que admirava por causa disso, começaram a achar graça dar a opinião maldosa, criticar, mandar indirectas quase directas, despejar as inseguranças e recalque no blog, eh pah, please, saibam separar as coisas... querem reclamar ou falar mal de alguém ou do mundo que lhes faz a vida num "inferno" têm bom remédio, façam-no com amigos ou marquem consulta no psicológico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-D
      Focaste aí uma questão pertinente que se passou comigo também: deixei de seguir blogues que frequentava assiduamente por isso mesmo. Por terem uma vez escarnecido de alguém, e depois acharam piada, porque tiveram imensos likes e adesão de seguidores e depois mantiveram a fórmula, alterando completamente o teor/ambiente original do blogue. Já da primeira ocorrência fico de pé atrás, mas como pode ser pontual ainda lá volto. Começo a ver que é recorrente e deixo de seguir.
      É isso e aqueles blogues que até insultam os seguidores e eles todos contentes batem palmas e desculpam o "sarcasmo". Irritam-me tanto os autores como os próprios seguidores que são aos milhares e gostam de ser insultados assim.

      Eu respeito muito quem sabe usar o sarcasmo como forma de humor refinado, mas aquilo não é sarcasmo. Aquilo é fazer pouco das pessoas. E eu não gosto disso. :-P

      Posto isto, continua com as reviews que são muito úteis! Ainda por cima ilustradas de forma exemplar! :-D

      Eliminar
    2. Nem mais, é mesmo tal e qual como disseste, para mim perderam todos os pontos que tinham ganho durante anos no momento em que "criticam algo, alguém ou tudo e todos como começa a ser hábito por haver leitores a achar graça à coisa", para mim é simplesmente feio, não é uma filosofia decente, se querem fazer isso aconselho a abrir outro blog exclusivo para esse tipo de coisas, assim tudo bem, depois ainda têm a opção do psicólogo, sim porque são muitos probleminhas na cabeça para se virarem para esse lado assim de repente, muita coisa reprimida.
      Quando perdem a essência do que eram para se virarem para isso, já está tudo perdido, nem vale a pena, eu deixo logo de seguir, essa pessoa e blog deixaram de existir para mim, o meu tempo é muito contado e precioso para perder nisso.
      Toda a gente tem os seus "contras" e coisas que gosta e não gosta e etc mas há que saber separar as coisas, manter a dignidade e respeito.

      Eu continuo a fazer o que sempre fiz, principalmente o que gosto, com a mesma neutralidade e humildade, mas até isso incomoda algumas pessoas dessas lol :p

      Eliminar
    3. LOL Sim, há sempre a opção do psicólogo. ;-)
      Ou falar primeiro com a pessoa que é alvo da crítica. Isso sim, faz parte de um nível de dignidade que convém manter.
      Sim, mantém-te na tua linha que, a meu ver, claro, vais bem! :-)
      Também tens muitos seguidores, não insultas ninguém, fazes reviews uteis e não sinto que me estão a tentar impingir alguma coisa quando entro no teu blog. O que, para mim, é crucial. Para mim e, certamente, para muitas outras pessoas que te visitam! :-)
      Foca-te nos pontos positvos e segue em frente! Que já percebi que é precisamente o que fazes! ;-)
      Keep it up! Se os outros querem ser infelizes, deixa-os lá. ;-)

      Eliminar
  12. Sempre, não preciso de fingir nada nem expôr os meus ódios :p Sempre positivo! :D até porque sou muito da filosofia "dont worry be happy", sou feliz apenas com todos os bocadinhos da minha vida, os bons e até os menos bons!
    Mostro o que gosto, o que me inspira, nada mais... e digo sempre a verdade, sejam produtos oferecidos ou comprados, há coisas muito boas, e tenho preferência em falar delas primeiro, e não há melhor recompensa do que receber um email a agradecer os conselhos e que compraram coisas baseadas na minha opinião e não se desiludiram, ás vezes até surpreenderam mais ainda! :')

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Somos adeptas da mesma filosofia! Não é aquela felicidade pateta e inconsciente, mas sim aquela felicidade que se consegue com o que se tem e com plena consciência de que as coisas nem sempre são um mar de rosas. Mas até usando as adversidades para apreciar melhor as coisas boas! :-D
      Como te compreendo! É maravilhoso sentirmo-nos úteis, não é? :-D E que nos lêm e que as nossas impressões não caem em "saco roto"! É mesmo uma sensação deliciosa! :-)

      Eliminar
  13. Não precisamos de negativismos nas nossas vidas e os blogues "do contra" são escritos por pessoas de mal com a vida. Como tal, devemos manter é o que nos faz bem :)

    ResponderEliminar