sábado, 1 de novembro de 2014

Clarisonic, essa varinha mágica ultrasónica

Apesar de o equipamento de que se fala abaixo ser extremamente útil também para os homens, vou deixá-los em paz a experimentar o mundo maravilhoso dos esfoliantes de rosto, e vou desde já advertir que este post será claramente mais interessante para as mulheres que procuram optimizar a sua rotina de cuidados com a pele do rosto.

Eu sempre fui uma mulher muito prática. Às vezes até demais. Por vezes esquecia-me de cuidar de mim. Porque havia sempre outras coisas mais importantes, produtivas ou divertidas para fazer. Com o tempo, essa atitude perante os cuidados comigo foi mudando. Creio que talvez isso aconteça sempre, a qualquer mulher, a umas mais tarde, a outras mais cedo.

Recentemente decidi procurar uma rotina de cuidados diários da pele do rosto, que sempre teve um ar algo "massacrado". Quer por questões de sensibilidade, quer por "maus tratos" (ou não-cuidados) após o desporto, por vezes em condições adversas de exposição ao sol e ao sal do mar. Também por alguma tendência para acne nos tempos de juventude (que deixou bastantes cicatrizes).

Confesso: não tenho grande paciência para procurar cremes e rotinas que se adaptem ao meu tipo de pele: mista, sensível e com sardas (de que gosto imenso, e que acabam por se perder no meio de vermelhidão, manchas e cicatrizes).

Descobri que mais vale não usar nada do que usar produtos desadequados. Descobri alergias, sensibilidades extremas, virei-me para os produtos mais naturais e orgânicos e passei a dar ouvidos à minha mãe que sempre me disse que nestas coisas, o barato pode sair muito caro. Caríssimo.

Recentemente, decidi que devia, por mim, insistir na procura de uma rotina adequada de limpeza e cuidados com a pele. E ao ler este post e depois investigando um pouco sobre o tema da importância da limpeza adequada e sobre os métodos disponíveis, resolvi olhar mais de perto para as máquinas/escovas de limpeza ultrasonica. Já amplamente disponíveis no mercado, com várias marcas, cores, formatos e dureza das escovas adequadas a cada tipo de pele e objectivo de limpeza. 

Podia ter sido outra marca qualquer, mas foi a Clarisonic, modelo Mia2.
No post que referi acima, é este o modelo apresentado, e foi por esse que comecei as minhas pesquisas. E pesquisei muito. Eu gosto de o fazer. E li muitas "reviews" sobre este sistema, este modelo e esta marca. Muitas mulheres afirmavam que a Clarisonic fazia milagres pela pele. Outras referiam que tinham tido que arrumar a sua Mia2 no fundo da gaveta porque após a primeira semana de utilização tinham ficado com problemas agudos de acne que só voltavam a acalmar quando paravam de usar a escova. Não é de ânimo leve que se toma uma decisão com base em reviews tão dispares. Sobretudo quando se tem uma pele nada fácil em termos de sensibildiade. Procurei mais reviews. E já estava quase a desistir, quando encontrei a review mais sensata que alguma vez poderia ter encontrado sobre esta máquina. Infelizmente não guardei o link, mas resumidamente ela referia a mesma dificuldade na escolha com base em reviews "8 ou 80". E tinha também tendência para pele reactiva, como a minha. A Clarisonic recomenda o uso diário do seu aparelho, e vai mais longe: para demonstrar a elevada tolerância do seu sistema, refere o uso duas vezes ao dia. De manhã, e à noite. Ora, é preciso ter em conta que a marca não iria dizer outra coisa. E que os testes são sempre feitos em pessoas com a pele normal e sem grandes historiais de intolerância ou complicações.
Além de haver possibilidade de escolher escovas menos duras e proprias para peles mais sensíveis, há também a possibilidade de se adaptar uma rotina de frequência de utilização que se adeque ao nosso tipo de pele. E foi isso que essa tal "review" decisiva reforçou. Ela deu-se bem com a utilização a 3 vezes por semana, à noite. E estava radiante com a sua Clarisonic. E eu resolvi adquirir a minha também. Encontrei uma excelente promoção e lá a mandei vir.

Não me vou aqui prender com considerações e explicações acerca do modo de utilização em si. Para isso, qualquer manual online serve. E mesmo no site da própria marca descobrirão desde as caixinhas para viagem (incluidas na compra) até à forma de carregar a bateria, bastante original, e que tornam este aparelho utilizável até no duche!

Vou sim referir qual a rotina que encontrei e com a qual me dou tão bem que agora, além de não ter nenhuma daquelas erupções esporádicas irritantes, sinto a pele realmente limpa e noto que esta absorve qualquer tratamento que faça. Nomeadamente a hidratação e regeneração nocturnas. :-)

1 - A Clarisonic Mia2 vem com uma escova "sensitive". Por isso não me preocupei em escolher outra, pois além de conhecer bem a minha pele, a marca recomenda esta escova mais macia para estreantes neste método de limpeza.



2 - Decidi experimentar uma rotina diária, mas apenas à noite. E interrompo duas vezes por semana para fazer uma esfoliação com um sabão esfoliante (já referi que estou a usar o da Green People, mas em breve irei experimentar um de uso diário da Burt's Bees. Depois conto-vos sobre isso).

3 - O produto de limpeza usado (ou cleanser), é da vossa escolha. A Mia2 vem com uma amostra de cleanser Clarisonic (que ainda não experimentei), mas eu estava a usar o da Green People e só quando terminar é que vou experimentar o que veio com o aparelho.

Ainda relativamente a produtos de limpeza específicos, julgo importante referir que mais tarde irei mudar para o da Caudalie, marca que estou a descobrir agora e que tenho gostado muito! Mais reviews sobre os produtos Caudalie que estou a usar, mais para a frente, pois preciso de ter tempo suficiente para atestar os efeitos e partilhar convosco as minhas impressões. Gosto de fazer sugestões fidedignas, com pés e cabeça. E isso só é possível com tempo. Ou seja, não é com amostras, nem em dois dias. É com embalagem "full size" e com o tempo suficiente para poder dizer que fez efeito (e que efeito foi esse), ou que não fez nada. Nem é justo para as próprias marcas estar a declarar reviews sobre amostras.

Cuidados a ter com o aparelho:

Eu enxaguo muito bem após cada utilização e, uma vez por semana retiro a escova e lavo-a abundantemente com o produto de limpeza que uso para os pincéis da maquilhagem. O meu sabão para pincéis é o da Bare Escentuals (a marca que fabrica a linha Bare Minerals).

E concluindo com os efeitos da experiência: 

Recomendo vivamente a Clarisonic!!
À noite perco um minuto a lavar a cara em profundidade, e como é nítida a sensação de limpeza após enxaguamento!, tonifico o rosto com a loção tonificante da Caudalie, coloco o creme de noite para os olhos, o creme de noite da Palmers e vou-me deitar com uma sensação de frescura, limpeza e hidratação que nem vos consigo transmitir por palavras. Todas as manhãs acordo com a pele lisa, macia, não oleosa e nutrida. Sem manchas, sem irritações. Consegui finalmente chegar a este ponto e estou contente. Quando terminar o creme de noite da Palmers, irei experimentar o correspondente da Caudalie. Depois decido com qual fico.
De manhã, passo uma água micelar rapidamente, depois a loção tonificante, o serum de dia para os olhos (ainda o Mama Mio que referi aqui), e finalizo com o creme de dia sem fragrância para peles sensíveis da Palmers (é o único que não me deixa cheia de comichões e alergias no rosto. Adoro!).

Dicas adicionais:

A Mia2 tem um temporizador que, depois de alguns avisos sonoros para passar para a próxima área do rosto a limpar, desliga ao fim de um minuto. Podem ligá-la por um minuto adicional para limparem também a região do pescoço e do peito, para prepararem a pele também dessas áreas para algum tratamento de hidratação ou refirmação que estejam a seguir.

Se precisarem de qualquer esclarecimento adicional, deixem as vossas dúvidas na caixa de comentários! :-)


2 comentários:

  1. nunca tive muito interesse por esta máquina, principalmente por só ser falada em blogs em que a receberam e não fazem uma review completa como esta, logo é difícil acreditar, mas depois de ler o teu testemunho confesso que me deixas-te com vontade de ir a correr para a Sephora! A ver se fazem aqueles descontos de 20% com as marcas todas exclusivas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom ouvir isso!!
      Se há coisa que detesto é quando as pessoas se limitam a receber uma coisa de uma marca, pespegam no blogue o que vem escrito no site da marca ou no folheto de instruções e mais nada. :-P Ora, ler sei eu! Também sei ir ao site da marca e ler o livro de instruções, né. LOL
      Gosto de reviews feitas após bastante tempo de uso e com pontos pertinentes e úteis para as pessoas poderem tomar decisões e tentar perceber melhor se o produto se adequa ou não.
      Há um ou dois blogues portugueses (ainda não descobri mais, mas acredito que haja! :-) ) que seguem esta linha de reviews uteis e completas, um deles é o teu, o outro é o vaidosas qb. Eu tento seguir esse exmplo porque me identifico, embora as minhas reviews saiam em bem menor escala. ;-)

      Fico muito contente por ter podido ajudar-te aqui com a maquineta! ;-) Uso-a todos os dias e gosto imenso dos resultados! :-) Até agora não tive nenhum surto de acne e a minha pele anda feliz, sem reagir mal à limpeza. :-)

      Eliminar