quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Moda, intrigas e, liberdade de escolha

"os "esqueletos" das passarelas são humanos! pessoas, que tal como tu e eu têm sentimentos, e tal como tu e eu são "pessoas verdadeiras". aquele slogan de " a mulher verdadeira tem curvas" sempre me aborreceu, desculpem e agora vou ser um pouco rude, mas a mulher verdadeira como eu aprendi tem uma vagina. "

Sara Sampaio, a propósito das críticas destrutivas à imagem de Jessica Athayde na mais recente edição do Moda Lisboa. Obviamente, de forma simplista e visivelmente irritada, Sara quis dizer que não é o facto de terem optado por uma forma corporal com muitas restrições e regras que lhes dá acesso ao mundo das Passerelles, ou por uma forma mais livre e curvilínea, que faz das mulheres, menos mulheres! Ou falsas mulheres! Todas somos mulheres verdadeiras. Todas somos mulheres. Simplesmente, umas preocupam-se com a sua vida, outras com a vidas das outras, está visto.

Não ia comentar este assunto, mas o sururu em torno desta pequena polémica do Mundo da Moda, acaba por suscitar discussões em torno de um assunto muito importante: o subordinar das mulheres a um estereótipo. Resumindo, as críticas a uma fotografia menos feliz tirada a Jessica, aquando de um desfile de biquini, e na sua quase totalidade proferidas por mulheres, foram feias. Não é que Jessica não saiba enfrentar críticas negativas/desfavoráveis. Sendo ela actriz, tenho a certeza de que já terá enfrentado bastantes. O problema mais grave terá sido a natureza das críticas. Absolutamente destrutivas, despropositadas e, ainda por cima, totalmente desprovidas de qualquer fundamento.

A fotografia em causa é esta:


E as críticas em causa, diziam que a figura da fotografia está gorda, flácida, e mais outros "mimos" parecidos. Jessica Athayde respondeu bem, a meu ver, no seu blog pessoal. Podem ver essa resposta aqui.

Toda esta questão me fez recordar as razões pelas quais eu me mantenho à margem do mundo das passerelles. Nunca gostei de briguinhas e sei que, de uma maneira geral, os ambientes onde há demasiadas mulheres juntas, acaba sempre nisto. Em agressões e intrigas desnecessárias e que só contribuem para o agravar da má fama e do aguçar de forma negativa dos estereótipos criados em torno de nós, mulheres.

O que há a reter de tudo isto, não querendo aprofundar ainda mais os detalhes sórdidos desta questiúncula, é que: ainda há uma certa liberdade para podermos escolher a nossa própria figura. Quer queiramos ser esguias e de poucas carnes, quer queiramos esculpir umas formas mais curvas. Fazemos o que queremos do nosso corpo. A Moda não deve tornar-se numa ditadura da imagem. Nunca. Foi este ponto que me fez meter-me nesta questão. Em Portugal, cada uma e cada um é livre de decidir como usa o seu próprio corpo. Felizmente! Lembrem-se do valor disto! Em certas regiões do Mundo, esta discussão não seria sequer possível. A começar pelo facto de que nem sequer haveria uma fotografia destas para ser discutida. Quem anda para aí a criticar as formas dos corpos das outras, dedique-se mais a si própria para ver se melhora da invejite aguda e se revê um pouco os seus próprios valores.

E acabou por aqui a minha incursão sobre o tema Moda Lisboa 2014 (edição de Outono/Inverno). Que tristeza.
Obrigada.

9 comentários:

  1. Tanta coisa por causa de uma mulher linda :D Para a próxima desfilo eu, com um peso elevadissimo, cheia de celulite e coisas do género para ver se se calam :D Mulheres de um raio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou eu! Fogo! Se a acham gorda e flácida, acho que andam com a graduação errada nos óculinhos de ver ao perto... :-P

      Eliminar
  2. A dor de cotovelo é tão F...Lixada :P Quero tanto ser gorda e flácida como ela :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer! ;-)
      Me too!!! Vamos fazer por isso.
      Vá, muitos copinhos de água para acabar com a retenção de líquidos! ;-)

      Eliminar
  3. As mulheres conseguem ser muito mazinhas!


    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, Sónia!
      E não consigo mesmo perceber porquê... :-/

      Eliminar
  4. É mesmo triste o mundo feminino, às vezes. E eu nem me importava nada de ser gorda e flácida como ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, deve ser por isso que sempre tive mais amigos entre os rapazes. ;-) Eles são bem mais pragmáticos nestas coisas.

      Eliminar
  5. Acabas por reconhecer algo que também acho...onde há muita mulher junta, vão existir chatices...seja em que área for...sempre disse que a pessoa em causa é um bom exemplar português...quantas modelos internacionais de topo têm corpos super horríveis de tão magras que são? Se fosse eu o estilista acredita que convidaria novamente a Jéssica para desfilar um bikini feito por mim...eheheh!!! sem qualquer dúvida...

    ResponderEliminar