domingo, 21 de setembro de 2014

Parece que os adoçantes artigiciais, afinal não são assim tão "light". Atenção.

Atenção ao consumo de adoçantes!


Segundo o "The Economist", um artigo publicado recentemente na revista científica Nature produz indicadores significativos de que o consumo de substitutos do açúcar pode, de forma indirecta, e contrariamente ao que se espera destas substâncias, favorecer a obesidade. Como? Afectando a comunidade de bactérias que habita no nosso intestino (tb conhecida como flora intestinal).
Os artigos do The Economist e da Nature estão em Inglês, mas vale bem a pena lê-los, para quem está à vontade com esta língua.

As publicações desfazem ainda o "mito urbano" de que estas substâncias substitutas do açúcar possam causar cancro. Este receio está ainda por provar.
A maior preocupação é mesmo o efeito adverso que podem ter quando inseridos nos hábitos alimentares de quem pretende perder ou manter o peso.
É por estas e por outras que desaconselho vivamente o consumo de produtos light à base de edulcorates e outros adoçantes artificiais. Light, só mesmo quando isso significa menor percentagem de gordura (por exemplo em lacticínios e seus derivados).

Aqui fica um link para o artigo do The Economist.

7 comentários:

  1. Então o adoçante que meto no café faz mal? Oh bolas...mas uma pessoa já nem pode comer o que gosta :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, o melhor é sempre beber sem açúcar ou, se não conseguires mesmo, colocar um pouco de açúcar a sério. Ou então encontrar no Celeiro ou em outra loja qualquer de produtos macrobióticos um xarope qualquer de frutose. Ou então adicionar só canela. Dá um saborzinho bom. hehehe Não adoça, mas fica uma delícia! :-)

      Eliminar
  2. Ena que chatice, até o leite da manhã eu bebo com adoçante (porque gosto mesmo...)! Normalmente, de manhã, quando coloco açucar acabo mal disposta :s Vou ver se encontro um substituto...

    ResponderEliminar
  3. Gosto, principalmente a noite :) De manhã com o café não sei se ficará muito bom :P ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahahah
      Pois, de manhã, com o café, acho que o mel não fica lá muito bem... Mas já experimentaste pôr só canela? Café com leite e canela, só, sem açúcar ou adoçante, é muito bom! :-)

      Eliminar