terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pequeno-almoço novidade (para mim)

Bem sei que são horas de almoçar, mas a verdade é que apesar de esta fotografia se parecer com um almoço, foi o pequeno-almoço de hoje:


Hoje resolvemos experimentar as célebres claras de ovo sem gemas. Só mesmo as claras. E não, não nos démos ao trabalho de separar os ovos das claras.
Descobri recentemente que se vende pacotes de claras de ovo pasteurizadas nas lojas de comida macrobiótica (tipo o Celeiro, por exemplo). E porque não somos meninos para nos ficarmos por uma novidade só, as claras foram cozinhadas (como se trata um ovo mexido, normalíssimo) com óleo de Côco (à venda no mesmo tipo de loja).
Diz que o óleo de côco aguenta bem altas temperaturas sem saturar, o que o torna uma gordura mais saudável, na cozinha.

O intuito de comer só claras, prende-se com a necessidade de consumo de proteínas, sem ter que ingerir a quantidade de gorduras que a gema apresenta. Claro, de vez em quando pode adicionar-se um ovo inteiro ao resto das claras. Aliás, pelo menos, duas vezes por semana. Aqui as opniões divergem tanto que cada um adopta a sua corrente conforme achar melhor.

Esquisitices dietéticas à parte (não estamos a fazer nenhuma dieta especial, apenas a ter cuidado com o que comemos), esta é uma refeição que acaba por ser saborosa (contrariamente às minhas expectativas iniciais, bem baixinhas), e com um ligeiríssimo toque exótico, dado pelo côco. A sério: o aroma é muito ligeiro e dá um saborzinho agradável às claras que, de outra forma, sabem a claras de ovo, perfeitamente normais. Lembrei-me agora que, se pretenderem fazer um "molotov", esta ideia dos pacotes de claras pode ser bem prática. :-)

Adicionando uma ou duas fatiazinhas de um fiambre qualquer de aves, um cafézinho (sem açúcar!) e uma peça de fruta, ficam com um pequeno-almoço à maneira! Eu tb adicionei umas pinguinhas de leite, pq não consigo beber café sozinho à primeira refeição da manhã - quase em jejum (estômago temperamental é assim).

A ideia, seguindo a "dieta" à risca, seria reduzir drasticamente o consumo de hidratos de carbono logo de manhã, por questões de metabolismo e gestão de reservas de glicogénio por parte do fígado.

E pronto. Fica a experiência contada. ;-)

2 comentários: