segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sobre a escolha do soutien adequado

Olás!

Hoje a conversa é sobre soutiens.
Ah pois é!
Há uns anos, estava eu a precisar de mudar de soutiens, quando encontrei por acaso uma empresa pioneira em Portugal: a Dama de Copas (e não, este não é um post patrocinado).
A Dama de Copas, nada mais é do que uma empresa de consultoria de lingerie. Por muito estranha que possa parecer, esta associação (consultoria + lingerie, sobretudo soutiens), é extremamente pertinente e muito eficiente.

Há uns dias, depois de ter lido um post sobre o facto de uma grande percentagem de mulheres não saber escolher um soutien adequado (aqui neste blog tão simpático e interessante, mas agora não estou a conseguir encontrar o tal post), voltou ao de cima a vontade de discutir este assunto aqui.

Nos comentários do post acima referido, dizia-se que a falta de informação era a maior causa deste fenómeno interessante. Por outro lado, o facto de as marcas mais corriqueiras de lingerie, e a que maior número de mulheres tem acesso (Intimissimi, Triumph, Victoria's Secret, Woman's Secret, etc. etc.) têm numerações standard que não prevêm, por exemplo, que uma mulher larga de tronco tenha seios pequenos ou que uma mulher de tronco estreito, tenha seios volumosos (pergunto-me onde irá a Sofia Vergara comprar os soutiens dela, mas certamente terá uma "Dama de Copas" personalizada e acesso a outras marcas. Ora, há por aí marcas menos "badaladas" mas que têm uma numeração bem mais realista relativamente à diversidade de tamanhos e medidas de todas as mulheres por esse mundo fora. Alguns exemplos dessas marcas são: Panache, Fantasie, Freya, Curvy Kate, etc. etc. O Google dá uma ajudinha nas pesquisas, e há também, por exemplo, lojas online como a Figleaves.

Dizia eu: há realmente marcas que fazem uma homenagem muito bem almofadada, florida, sensual e devida às curvas femininas e ao mesmo tempo dão a devida importância ao aspecto funcional de um soutien. Juntam o agradável, fazendo soutiens bonitos e sensuais, que funcionam não só do ponto de vista estético, como do ponto de vista mais importante: o de fornecer suporte ao seio e à sua pele frágil. Sustentam os mais pesadões dando-lhes forma e suporte, e realçam os mais miudinhos, favorecendo-os com cortes estudados.

(Imagem de uma campanha da marca Panache, retirada daqui)


Um soutien tem que estar bem ajustado em torno do tronco. Não deve conseguir vestir-se apertando-se primeiro à frente e depois rodando. Se conseguirem fazer isso, o soutien é manifestamente desadequado. A tira que envolve o tronco não deve ficar subida. Deve ficar bem ajustada e ao mesmo nível da base dos seios. Depois de apertada, deve ajustar-se o seio dentro da copa e não deve dar o aspecto (nem a sensação) de que o seio está a querer fugir por todos os lados! Se isto se verificar, a copa é demasiado pequena. O contrário, se a copa ficar larga, é manifestamente grande e não cumpre a sua função de suporte. Estes e outros conceitos devem ser tidos em conta na hora de escolher o soutien adequado.

Por outro lado há também que saber escolher e combinar o tipo de corte e cor do soutien com a roupa que se está a usar. Essa e outras questões estão discutidas em alguns artigos do site da Dama de Copas.

Conselho: não se aventurem a comprar soutiens online sem antes irem a uma loja de consultoria de lingerie, para ficarem a conhecer o tamanho adequado e o comportamento dos soutiens das várias marcas disponíveis no vosso corpo. :-) Não é um serviço barato, mas vale muito, muito a pena!

Edit (16 de Setembro de 2014): nem de propósito. Parece que a Triumph acaba de lançar uma campanha virada para as "mulheres reais" e que pretende indicar alguma preocupação por parte da marca com os formatos e dimensões mais realistas e mais adequados às mulheres que não fazem parte da categoria "passerelle" (que são a esmagadora maioria). Pelo menos, até à data. Se bem que esta campanha não é necessariamente sinal de que os tamanhos foram realmente ajustados à realidade, veremos se daqui para a frente iremos encontrar esse esforço por parte da marca nas prateleiras das lojas. Ficarei atenta. :-)  

9 comentários:

  1. Gostei bastante deste post e do seu blogue, que acompanho há uns dias :)

    Deixei-lhe um pequeno desafio no meu blog se tivere a disponibilidade para responder :)

    http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia!
      Obrigada pela visita!
      Assim que puder, responderei com certeza! :-)
      Creio que já tinha outro desafio com o qual ainda estou em falta, mas responderei certamente. :-)
      Beijinho e um bom dia!

      Eliminar
    2. Olá Joana ;)

      Obrigada por teres aceite o desafio :-)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Vou seguir sua sugestão e não vou comprar soutiens online sem antes ir a uma loja especializada... -.-'
    hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho bem que nunca chegues a entrar, sem ser para me acompanhar. :-P

      Eliminar
  3. Gostei :D Realmente é sempre uma compra difícil ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uf!
      Nem imaginas os erros que andava a fazer na escolha dos soutiens... Desde que descobri qual o tamanho certo para mim, ando muito mais... hum... somo dizer... suportada! XD

      Eliminar
  4. Eu acho que ainda não encontrei o meu suporte perfeito :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fores ao Porto ou a Lisboa, experimenta uma consultoria. ;-)

      Eliminar