E eis que na pesquisa de hoje, no trabalho, me deparo com este artigo muito curioso sobre o valor das Marcas, publicado na secção de Marketing do The Economist Online, hoje.
É um artigo muito bem escrito, a meu ver, que vai buscar algumas fontes para organizar uma teoria e discorrer sobre o que é que está por trás do valor das Marcas.
É interessante mergulhar um pouco mais a fundo no mundo do Marketing, que está por trás da valorização das marcas e tentar perceber porque é que a "marca" em si, que é algo que chega a ser abstracto e a não constar sequer das folhas de balanço das empresas que as mantêm, chega a ser mais valioso do que as suas fábricas, maquinaria e os produtos comercializados.
No fundo, a Marca é o que cria a relação do universo de clientes e potenciais clientes com o produto. E essa relação é puramente emocional e muitas vezes totalmente irracional. As marcas que mais valem, são aquelas que criam uma relação de lealdade para além da razão. E é por isso que se investem biliões de dólares nestas entidade abstractas e emotivas, e é por isso que há uma percepção global de que os produtos ditos de "marca" atingem níveis de preços absurdamente elevados. Pagamos, efectivamente, por essa relação. Uma parte boa desse preço serve para cobrir os investimentos feitos na geração desse envolvimento com os clientes.
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O factor "de boca em boca" (word of mouth em Inglês), que é uma ferramenta importantíssima para o Marketing, faz o resto do trabalho, após uma activação. Investe-se no evento, no lançamento, em campanhas, as pessoas falam, transmitem umas às outras. As pessoas, em geral amigos e pessoas da confiança umas das outras, ajudam a reforçar este laço irracional/emocional entre a marca e um universo crescente de potenciais clientes. E, se tudo correr bem, a fidelizá-los. Umas marcas apostam na qualidade dos seus produtos e usam esse factor para criar uma relação ainda mais hermética, outras marcas apostam na criação e alimentação de emoções como o sentimento de pertença, os prazeres de uma estação como o Verão, o status, o lifetsyle (sentido restrito), etc. e que vão ter um efeito semelhante de divulgação.
De uma forma ou de outra, e em jeito de conclusão, é esta relação emocional que se estabelece, que faz de uma Marca o grande (e extremamente valioso!) cavalo de batalha das empresas que as possuem. Quem sabe contar a melhor história, e dar o melhor nome, é quem ganha neste mundo do Marketing.
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